sábado, 29 de março de 2014

Conheça Rafa Chaves, novo vocalista do Chiclete com Banana

O cantor, de 26 anos, fala sobre ocupar o lugar de Bell Marques, que deixou o grupo no carnaval deste ano.



Bell Marques partiu para a carreira solo  no último dia do carnaval de Salvador e os fãs do Chiclete com Banana vão acompanhar a partir de abril uma nova voz cantando os atuais e antigos sucessos do grupo. Rafa Chaves, de 26 anos, foi escolhido em setembro do ano passado para substituí-lo. O ex-vocalista da banda Via Circular, ele conversou com o EGO sobre a experiência.
"Nunca imaginei fazer parte do Chiclete, foi uma surpresa incrível, ninguém esperava isso. Assim que ouvi a proposta aceitei. Se te dão essa responsabilidade é porque confiam no seu trabalho, e isso é gratificante”.
Ele diz que não teve contato com Bell durante a transição e não teme comparações entre os dois. “Acho que sempre vai existir, pois são 30 anos de carreira, né? Não estou ficando nervoso pois fui muito bem acolhido, lá todos opinam, está havendo uma coletividade. Tenho o apoio das pessoas que estão no grupo desde o início e recebi muitas mensagens de carinho de fãs”.
Apesar de injetar sangue novo, Rafa tranquiliza quem pensa que o som de uma das bandas em atividade mais antigas do país vai perder suas características. “Vou trazer alegria e coisas que já vinha fazendo com outras bandas. Apresentaremos novos projetos, mas a essência do Chiclete não vai deixar de existir, ele já é o que é. Não preciso inventar, apenas viver o que é o Chiclete”.

Carreira
O baiano, que completa 27 anos em maio, avalia sua trajetória na música e afirma que não se imagina em outra carreira. “Canto desde os 15 anos e o convite para fazer parte do Chiclete é resultado de todo um trabalho. Comecei fazendo voz e violão em shoppings, cantei em barzinhos e há 5 anos, com a banda São Ninguém, fazia shows em uma boate de Fortaleza. Passei a tocar em grandes eventos e fui convidado para o grupo Via Circular. Nossa música, ‘Deixa brotar’ estourou e por isso fiquei lá apenas 6 meses. Não tenho do que reclamar, estou muito satisfeito com o que a música me dá até hoje”.

Fã de Ivete Sangalo, Durval Lellys e do próprio Bell, além de nomes como Cássia Eller e Lenny Kravitz “conforme cada momento da vida”, ele também escreve canções. “Gosto de fazer música para voz e violão, mas é o arranjo que diz o que a ela é. No fim 80% do que faço é axé. Componho sempre de madrugada, que é quando estou relaxado e em silêncio”.
A namorada, a advogada Camila Venet, lida tranquilamente com o aumento do assédio, segundo o cantor. “Nós nos conhecemos quando eu fazia show em um bar e estamos juntos há 2 anos. Ela não tem ciúme, sabe que é meu trabalho”.
Rafa garante que não deve adotar a bandana, marca registrada de Bell Marques nessas décadas de Chiclete. “Não existe essa obrigação. Na banda São Ninguém eu usava quepe, na Via Circular punha gorro, me identifico com esses acessórios. Bandana eu nunca usei, estou satisfeito com o quepe e o gorro (risos)”.

Novos trabalhos
No momento eles se dedicam ao novo álbum e à divulgação da música “Vida que segue”.“Ensaiamos bastante nesse recesso natural pós-carnaval e entramos em estúdio gravando o CD, que deve ficar pronto em maio e terá 14 músicas. No nosso site há uma enquete para os chicleteiros escolherem sete canções da primeira década do grupo, que regravaremos para este trabalho. Estamos estudando um convite para tocar na Alemanha e também vamos preparar um DVD este ano”.
A primeira apresentação do Chiclete com Banana com Rafa Chaves nos vocais está confirmada para o dia 4 de abril no Carnabeirão, micareta que acontece em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, animando o público com o bloco Nana Banana.
Via: ego.globo.com

sexta-feira, 28 de março de 2014

Mais sobre o aniversário do Sirigüella


Depois de mais de 30 anos à frente do Chiclete com Banana, Bell Marques se despediu dos vocais do grupo durante o Carnaval de Salvador e encara o desafio da carreira solo. Segundo o músico, a decisão, que chocou até os fãs mais fervorosos, foi uma das mais difíceis de sua carreira. Mesmo assim, ele não nega a felicidade com sua nova fase.
"Veja bem, foi uma decisão complicada, provavelmente a mais difícil da minha carreira, mas eu já vinha estudando a possibilidade há algum tempo. Então, achamos, de bem comum, os meus sócios ficarem com a marca Chiclete com Banana. E eu tô muito feliz, é um momento especial. Sou uma pessoa movida a desafios. Estou trabalhando além do normal, porque sai de uma estrutura grande pra construir outra do começo, mas tá tudo dando certo", garantiu o cantor, em entrevista ao Zoeira. 
Na comemoração de 21 anos do Sirigüella, que acontece amanhã, 29, no Marina Park Hotel, Bell Marques não perde tempo e já traz novidades para os fãs, que ele faz questão de deixar claro: o apoiaram desde o primeiro momento da transição, apesar do baque inicial. "O que achei mais legal foi ver a reação que os fãs tiveram, pessoas que são atrevidas igual a mim. Alguns me disseram: ‘Sou fã do Chiclete com Banana, estou triste, mas, se foi bom pra você, nós concordamos", faz questão de frisar.


Sobre a nova fase, ele define como uma "grande mistura". "Sempre quis ter uma banda grande, então, fiz isso. Juntei novos instrumentos para dar uma sonoridade diferente, como o violino e o violoncelo, junto com o baixo, teclado, bateria e guitarra. Além disso, adicionei mais uma guitarra, pois sentia falta quando ia fazer um riff. Eu sou do rock, meu começo de carreira é do rock, então, inspirado em bandas inglesas que fazem um som pesado, adicionei mais uma guitarra, o violino e violoncelo", comenta. 
Essa sonoridade peculiar já é perceptível no novo projeto de Bell, "Vumbora", lançado antes do cantor puxar o bloco homônimo, na terça-feira da folia de Momo. Dentre as dez faixas que compõe o novo trabalho do cantor, estão "Vumbora, vumbora" e "Amor bacana". Em dois meses, ele adianta, um disco será lançado. Além das dez músicas já definidas, o CD, que ainda não tem nome definido, terá mais duas ou três canções inéditas.
Mesmo com repertório cheio de músicas novas, Bell Marques garante que não deixará fora do show os sucessos já consagrados pela banda. "As músicas foram eternizadas na minha voz, então elas são minhas também. Tenho mais de 200 composições em parceria com outras pessoas. Se eles vão continuar tocando, eu também posso. Assim como sempre fiz, vou tocar músicas de outros artistas, as músicas novas e canções do Chiclete com Banana".
O cantor ainda faz questão de falar da parceria com o Sirigüella, que continua. "Uma das coisas mais bacanas é que, quando anunciei que ia sair do Chiclete, o pessoal me comunicou logo em seguida que eu iria continuar. Então notei que assim como os cearenses, o bloco, que é o grande representante dos meus fãs, confia no meu trabalho e em mim. Neste sábado, vou me esforçar pra fazer uma festa linda. Tô levando um cenário bacana, um repertório legal e a ‘big band’ tá preparada", garante o cantor baiano. 
Por fim, Bell Marques também comentou sobre o nome escolhido para assumir o seu lugar nos vocais do grupo, Rafa Chaves. "Não o conheço trabalhando, mas tenho que dizer que se ele foi escolhido é porque é um excelente músico", observa.
Na nova fase, ele mostra que não tem arrependimento e faz questão de desejar sorte aos antigos colegas de trabalho. "Desejo sucesso, de todo o coração, claro, pois foi uma banda que criei. Confesso que não sei de nada da parte musical, só como vocês sabem, que o Rafa vai ficar nos vocais, mas tô torcendo pra caramba", finaliza.


Fonte: Diariodonordeste.verdesmares.com.br

Curta a Sou Camaleão no Facebook, clicando aqui.

Chiclete com Banana confirma shows



O Chiclete com Banana tem confirmado nos últimos dias, através de sua página no Facebook, os próximos shows da banda e também os primeiros com Rafa Chaves como vocalista.
A banda passou o mês de março ensaiando e estréia do novo cantor do Chiclete com Banana acontecerá na já tradicional micareta Paulista, o Carnabeirão, no dia 04 de abril. Na micareta, a banda continua puxando o bloco Nana Banana.
No dia 06 de abril, o Chiclete com Banana parte rumo a Pernambuco e se apresenta na festa de aniversário da cidade de Limoeiro. 
Na sexta-feira, 11 de abril, é a vez de João Pessoa. O show acontecerá na Domus Hall.


O último show confirmado foi em maio, no dia 03, em Belém, no Pará.
Nos próximos dias a banda deve anunciar novos shows e divulgar a agenda completa no seu novo site, que tem previsão para entrar no ar no dia 06 de abril.


Curta a Sou Camaleão no Facebook, clicando aqui.

Após separação, Chiclete com Banana e Bell Marques tocam no mesmo evento


Pela primeira vez após se separarem, a banda Chiclete com Banana e Bell Marques tocarão na micareta do interior de São Paulo Carnabeirão. No entanto, eles estarão em dias alternados. 
Chiclete com Banana se apresenta no dia 4 de abril com Claudia Leitte e Psirico. Já Bell Marques faz show ao lado de Banda Eva e Tomate  no dia seguinte. O evento acontece no Parque Permanente de Exposições da cidade de Ribeirão Preto.
Na terça-feira de Carnaval, Bell Marques se despediu do Chiclete com Banana. Com a Praça Castro Alves, no circuito Osmar (Campo Grande), lotado, coro, choro e emoção marcaram os momentos finais do músico na banda. Ele cantou "Diga que valeu" e todos acompanharam em capela.
"Queria agradecer a parceria de vocês nesses 33 anos", disse Bell logo depois de seu irmão Wado dar a palavra final.
Logo após, todos os componentes da banda apertaram a mão de Bell Marques. Dentro da corda, os fãs cantaram hits do Chiclete, acompanhados na guitarra por Bell.
"Muito obrigado", Bell Marques disse com a voz embargada e com dificuldades para cantar, antes de entoar a letra: "não vou chorar, nem vou me arrepender, foi eterno enquanto durou".
No mesmo dia, logo após dar o "Adeus",  Bell Marques chegou ao trio Vumbora, onde faz sua estreia solo no Carnaval de Salvador. O empurra-empurra para sua chegada de van foi caótica e contou inclusive com a ajuda da Polícia Militar. Ele subiu ao trio  rapidamente enquanto alguns jogavam pétalas de flores no ar.
"Já rompemos uma fase hoje e agora começamos uma nova. Obrigado pelo apoio de vocês, que só me ajudou nessa decisão difícil. Só ouvi: 'vai dar certo, é isso aí'. Agradeço a toda minha família que me deu um apoio exepcional", disse antes de cantar "Ave Maria", com violino, violoncelo e solo de guitarra. "Escolhi essa música universal para dar sorte nessa minha fase".

Fonte: Musica.uol.com.br

Curta a Sou Camaleão no Facebook, clicando aqui.

Festival da Cidade terá primeiro show solo de Bell em Salvador


Com mais de 30 anos à frente da banda Chiclete com Banana, uma das mais tradicionais do carnaval baiano e uma das precursoras da chamada axé-music, o cantor e guitarrista Bell Marques assustou milhares de fãs do grupo ao anunciar carreira solo em setembro de 2003. Após o lançamento da nova empreitada à frente do bloco Vumbora?!, na terça-feira de folia no Circuito Dodô (Barra/Ondina), o artista se prepara para mais desafios, que incluem nova banda, agenda lotada até o fim deste ano (somente até junho são cerca de 50 apresentações) e o primeiro show solo para o público em Salvador no próximo domingo (30), a partir das 17h30, encerrando a programação do Festival da Cidade, promovido pela Prefeitura para celebrar os 465 anos de fundação da primeira capital do Brasil.
Sobre a apresentação, a ser realizada na Praça Cayru, no Comércio, Bell encara como mais uma etapa a ser vencida, já que o público baiano é considerado muito exigente. "Mas tenho certeza que vão me receber muito bem, até por causa da minha história junto com eles. Não mudei muita coisa, só minha banda, mas a pegada é a mesma, as músicas que me eternizaram deverei cantar... Pra mim vai ser um espetáculo, porque cantar num momento desse tão especial pra Salvador, pra esse povo maravilhoso, é um presente que estou recebendo", relata, com a sua inseparável bandana.
O cantor revela também que o grande sonho foi montar uma big band e conta nessa nova etapa com dez músicos entre baterista, dois percussionistas, trio de naipes (metais), violinista, violoncelista, guitarrista e baixista. Apesar do pouco tempo de formada, acredita o artista, a banda já consegue ter uma sonoridade que define bem o que é Bell Marques. "Todos estão super empenhados e estão se divertindo muito no palco, que esse é o plano também. A união é uma coisa superimportante, pois quando você monta uma banda são pessoas com cabeças diferentes. Tomei muito cuidado em, além da musicalidade, ir também pelo caráter e pela alegria do artista, pela filosofia dele. Então, acho que consegui unir essas coisas todas e estou muito feliz e satisfeito com a minha banda", sorri.


Para montagem do repertório, a estratégia foi lançar rapidamente um CD com a marca do Vumbora?!, já que puxaria um bloco com o mesmo nome no Carnaval marcando o início da carreira solo. Bell acredita em sorte ao ter, entre as dez canções, oito sucessos. Das quatro músicas novas já compostas estão "Amor Bacana", "Nicolau" e "Vumbora Vumbora", que estarão na set list da apresentação na Praça Cayru, assim como as conhecidas "Gesto de Amor" e "Lindo é Viver".
É claro, também estarão presentes as canções que eternizaram a carreira à frente do Chiclete com Banana, sejam elas autorais ou as mais marcantes, a exemplo de "Voa Voa", "100% Você" e "Rumba de Santa Clara". "Você pode perceber que todas as músicas são alegres, até porque é a minha característica. Essa guitarra (apontando para o instrumento) tem que estar soando, é forte, propulsora, cheia de energia e faz esse link entre eu e o povo em cima do trio, então a guitarra está presente como sempre esteve no Chiclete com Banana", salientou Bell.
O público que comparecer ao show de Bell Marques no domingo poderá ter uma surpresa: uma dobradinha com o cantor Durval Lelys, que já foi tema de canção do Chiclete com Banana ("Durvalino, meu Rei") e que também vai se apresentar à frente do Asa de Águia no mesmo dia, na Praça Cayru. "Durval é um queridíssimo amigo, uma pessoa que tem uma história tão brilhante quanto a nossa e vamos, sem dúvida, fazer uma brincadeira. Ele vai ter que me dar essa oportunidade de cantar uma canção comigo na minha primeira apresentação solo em Salvador, vou ver se seguro ele um pouquinho pra cantarmos uma música e darmos de presente a esse povo tão bacana".

Fonte: Salvadornoticias.com

Curta a Sou Camaleão no Facebook, clicando aqui.

Um novo Bell


Muito se comentou sobre a saída do cantor e compositor Bell Marques do grupo Chiclete com Banana. O fato é que ele deu adeus a uma das mais badaladas bandas de axé music do Brasil – no último carnaval de Salvador - e entrou em nova fase da carreira. Dessa vez, solo. Depois de 30 anos fazendo a alegria dos “chicleteiros”, ele chega à capital cearense, no próximo sábado (29), para realizar seu primeiro show, com novidades, onde comemora os 21 anos do Siriguella em palco montado no Marina Park Hotel.
Entre as novidades estão os instrumentos que o cantor agregou ao seu novo projeto – um trio de metais, violino e violoncelo. Como já faz parte da sua história, a guitarra continua a emitir muitos sons e dar o tom à suas canções e composições. Placas de LED também darão um toque especial ao cenário do show.
Mas os fãs do Chiclete com Banana não ficarão órfãos de suas músicas. Bell garante que tocará várias músicas do grupo, todas com nova roupagem. Paralelamente, o cantor emplacará os hits de seu mais novo CD, entre elas, “Nicolau”, “Amor Bacana” e “Vumbora Vumbora”, além de uma mistura de ritmos, incluindo samba, pagode e MPB.

DESPEDIDA

A despedida de Bell Marques do grupo Chiclete com Banana foi um dos momentos mais aguardados e, ao mesmo tempo, tristes, do Carnaval de Salvador este ano. Lotada de foliões e de “chicleteiros de coração”, a praça Castro Alves foi o cenário para o agradecimento final do artista. “Eu não vou quebrar a tradição do Chiclete de tocar para vocês na Praça e falar muito aqui. Só quero deixar o meu muito obrigado a todos vocês”, disse ele. Logo após, o tecladista Wado Marques e o resto do grupo abraçaram Bell, que não se conteve e caiu no choro.

A FESTA

Não é só Bell Marques que fará a festa no Marina Park Hotel durante as comemorações dos 21 anos do Siriguella. A noitada também será animada por uma mistura de ritmos, com muito forró, axé, pagode e sertanejo. O cantor Wesley Safadão (foto abaixo) fará apresentação, acompanhado por sua banda Garota Safada, onde cantará seus grandes sucessos. Também animarão a festa os cantores, compositores e instrumentistas Cristiano Araújo (sertanejo) e Thiaguinho.


Fonte: Opovo.com.br

Curta a Sou Camaleão no Facebook, clicando aqui.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Bell Marques faz seu primeiro show solo em São Paulo

Texto e fotos por Danilo Andrade

Com o anúncio da saída de Bell Marques da banda Chiclete com Banana, muitas dúvidas surgiram na cabeça dos Chicleteiros ou apenas simpatizantes do cantor. Passadas as despedidas do último carnaval, essas questões continuaram. Como será o show dele, que banda é essa e enfim, foram muitos os questionamentos. O Bloco Vumbora?! conseguiu transmitir as mudanças e formar mais dúvidas de como seria o show de palco de Bell Marques e sua Big Band. Caros Chicleteiros/Bellzeiros, somente Bellzeiros, simpatizantes e etc, a partir das próximas linhas vou relatar o que aconteceu na noite de ontem (15/03), no Áudio Club, em São Paulo. Para os que gostam da surpresa podem para a leitura por aqui, mas se está curioso convido para tentar sentir a magia de Bell Marques e sua Big Band em um show de palco.

O show durou 2h e no repertório tivemos músicas consagradas no Chiclete, clássicos da música brasileira e as músicas inéditas de trabalho do cantor, porém nem todas foram executadas, o que demonstra que pode existir versatilidade das apresentações (no final da matéria playlist) com pequenos ajustes de uma cidade para outra.
O cenário, segundo informações do cantor nas redes sociais, foi a primeira vez utilizado. Em vez da tradicional cortina, o palco é fechado com telões de Led que os mesmos quando se abrem ficam nas laterais e apenas no espaço central entre as telas que a cortina está presente, de onde saíra o cantor. Nos mesmos telões, Bell Marques convidou os fãs para usarem a #bellemsampa, para exibir a foto daqueles que estavam indo ou presentes no evento. Para aumentar a agonia, imagens de bastidores, ao vivo, do músico eram mostradas em algumas mudanças do telão.

Era 1h50, quando Bell e banda começaram a apresentação com o clássico "Voa Voa". Caro leitor, se me permite a viagem, existe música melhor para o recomeço!? Se muitas vezes a mesma foi o final de vários shows do Chiclete com Banana, nada mais coerente dela demonstrar que lá não era o final.
Os primeiros 40 minutos foram dedicados aos clássicos da antiga banda. Quando surgiu a primeira música da carreira solo, que não foi "Nicolau", que chegou atrasado como brincou o cantor quando a executou quase no final do show. A música era "Amor Bacana". A qual o deixou Bell muito surpreso com a força que a canção vem ganhando. E ele repetiu por quatro vezes o nome da música só para ouvir o grito de delírio do público.
E tal delírio fazia o artista ficar solto no palco, feliz e sorridente a todo tempo. Mas tal felicidade não estava apenas atrelada a vê a casa cheia, mas saber que na plateia estava Ana Marques (Amore) e os filhos Rafael e Filipe (Rafa e Pipo) da Oito7nove4.
Bell e banda não demostraram insegurança em nenhum momento, só mostravam confiança e alegria do que estavam fazendo. O cantor fazia questão de apresentar ao público os seus novos companheiros a cada música. Para muitos a carreira de Bell Marques é solo, mas para ele é pelo contrário, é uma parceria de sucesso.
Em outros momentos do show o cantou brincou com público, leu as faixas, recebeu presentes e até entregou o microfone para a plateia cantar.
Um outro ponto que vale destacar é quando o telão novamente se fecha e Bell Marques faz daquele momento uma “conversa” entre ele e os fãs cantando Coração Incerto. Espero que tenha tirado alguma das dúvidas que surgiu na cabeça durante esse período, mas posso falar com toda a certeza que Bell Marques vem para uma nova fase da sua carreira belíssima. Ele tá mais feliz, sorridente, leve e muito emocionado em vê que pode contar com o carinho de uma legião de fãs que vai lhe acompanhar nos projetos que o artista produza. 

Playlist – São Paulo – 15/03/2014
01. Voa Voa 02. 100% Você 03. Diga que Valeu 04. A Fila Andou 05. Rumba de Santa Clara 06. Dandalunda 07. Se Me Chamar Eu Vou 08. Dê Um Grito Aí 09. Nana Aê 10. Amor Bacana 11. Lepo Lepo 12. Alegria (Ivete Sangalo) 13. Cabelo Raspadinho 14. Vumbora Vumbora 15. Savassi 16. Vumbora Amar 17. Pedida Perfeita (Oito7nove4) 18. Menina Me Dá Seu Amor 19. Haja Amor (Luiz Caldas) 20. Chupa Toda (Ivete Sangalo) 21. Dançando (Ivete Sangalo) 22. Coração Incerto 23. Chame Gente (Dodô e Osmar) 24. Louco Amor 25. Amar Você Não Dói 26. Vem 27. Nicolau 28. Não Deixe o Samba Morrer 29. Gesto de Amor 30. Amor Perfeito 31. Vumbora Vumbora
Curta a Sou Camaleão no Facebook, clicando aqui.